quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Propostas de Atividades Práticas- Representações e Construções

                                                              Banho de papel


È uma atividade interessante que pode ser desenvolvida para levar o aluno a identificar as partes do próprio corpo. Consiste em fazer os alunos fingirem estar tomando banho, usando apenas uma folha de papel.
            Cada aluno recebe uma folha de papel sulfite ou de caderno. A professora manda fazer de conta que estão tomando banho, e ir relatando os movimentos que vão fazendo de tirar a blusa, as calças, as meias, etc. Depois fingem abrir o chuveiro e amassam o papel para fazer de bucha. Começam a “tomar banho” com o papel amassado, esfregando as partes do corpo sob o comando da professora, assim:
·        Esfrega o lado de cima da cabeça;
·        Esfrega a parte de trás da cabeça;
·        Esfrega o lado direito da cabeça e a orelha esquerda;
·        Esfrega o lado esquerdo da cabeça e a orelha esquerda;
·        Esfrega o ombro direito, o lado da frente do tórax, o lado de trás;
·        Esfrega o braço direito pela frente e por trás;
Continuar, mencionando cada parte do corpo com seus lados. Depois disso, devem esfregar enxaguar, e secar com o mesmo papel desamassado para fazer de toalha. Para enxugar pode-se mencionar só os lados, como:
·        Enxugar todo o lado direito do corpo;
·        Enxugar todo o lado esquerdo do corpo;
·        Enxugar toda a frente do corpo;
·        Enxugar toda a parte de trás do corpo.
Esta atividade, por usar estimulação tátil, leva a criança a sentir, e portanto, gravar em sua memória corporal as partes e lados do corpo.

 Maquete sala de aula
Baseada na idéia de que o aluno deve construir noções espaciais através de ações em um espaço conhecido, colocamos a sala de aula para localizar.
A maquete servirá de base para se explorar a projeção dos elementos do espaço vivido (a sala de aula) para o espaço representado (planta); as relações espaciais topológicas desses objetos em função de um ponto de referencia; desses objetos entre si; e dos mesmos em relação aos sujeitos (alunos). Inicialmente em pontos fixos e depois com deslocamentos.
Materiais
Sucatas- caixas de papelão do formato que se aproxime da forma da sala, caixas de fósforos vazias, retalhos, copos de iogurte, caixas de remédio, régua, lápis e materiais de pintura, cordão ou barbante, tesoura.
Procedimentos
Os alunos deverão observar a sala de aula para identificarem os objetos que se encontram em seu interior e estabelecerem sua localização em função dos pontos de referência (porta, janelas, etc.).
Em um segundo momento deverá confeccionar a maquete com os objetos em seu interior, conservando a mesma posição que ocupam na sala:
·        Andar pela sala de aula para observar o seu tamanho, objetos, mobílias;
·        Escolher a caixa cujo tamanho e forma possam representar a sala;
·        Recortar as janelas e portas (observar posição);
·         Contar o numero de carteiras para preparar as caixas de fósforo.
Alunos mais criativos podem recortar i pintar as caixas para que se assemelhem mais as carteiras. Observar a localização exata das carteiras e colocar as caixas de fósforo.
·       Localizar a mesa da professora, armários, cestos e escolher a forma de representação: caixas e copinho de iogurte, etc. É importante que a professora conduza os alunos a observarem a localização exata do mobiliário: à direita da porta, à esquerda do quadro negro, etc. Esse exercício de localização levará o aluno a situar um objeto de forma exata, utilizando-se de pontos de referencia fixos.
Estando pronta a maquete, o professor pode explorar os elementos de localização, através de deslocamentos pela própria maquete. Podem ser utilizados bonecos, palitos de fósforo, bonecos recortados na cartolina, ou o próprio dedo.
A partir da localização de sua posição na sala de aula, projeta-a e passa a localizar a posição de seus colegas em relação, inicialmente, aos referenciais de seu próprio corpo, identificando quem senta à sua frente, atrás, à sua direita e a sua esquerda. Nesse momento, deverão desenvolver a atividade observando a maquete e não a sala de aula, por isso recomendamos que os alunos realizem na em grupos e com as carteiras fora do lugar de costume.
Caminho casa-escola

 
Trata-se do trajeto percorrido pelos alunos diariamente. Muitos não observam os nomes das ruas, tipos de estabelecimentos, direções, etc. Muitos sequer conseguem apontar a direção de suas casas.
Materiais
Xerox do mapa do bairro, Xerox da planta do subdistrito, lápis e material de pintura.
Procedimentos
Primeiramente o professor deve pedir ao aluno que faça o desenho do caminho percorrido diariamente de sua casa à escola. O professor deve orientá-lo a colocar o nome das ruas e os pontos de referencia importantes para que sua casa possa ser localizada. Elaborando símbolos e signos para que as informações sejam codificadas e posteriormente, em legenda para compreensão do mapa.
Num segundo momento, o aluno deve reconhecer o caminho que faz diariamente, na Xerox da planta do bairro e transcrever o desenho que fez, na planta. O professor pode colocar a planta grande do bairro no mural e fazer cada aluno mostrar a localização de sua casa e o caminho que faz.
É possível também que cada aluno traga um alfinete de cabeça colorida e coloque no local exato de sua casa.
O professor pode explorar bem a localização dos alunos, porque isso leva a um reconhecimento espacial do bairro através da justaposição de informações. A planta do bairro com os alfinetes mostrará a dinâmica do espaço, será uma planta com ocupação humana.Os deslocamentos diários ( casa- escola, casa-trabalho) podem ser explorados, também, sempre que o aluno se referir a essas possibilidades.

Variação: Mapa da amizade
Materiais
Papéis
Lápis
Procedimentos
Após as observações sobre o caminho casa- escola, o professor pode sugerir que os alunos façam um minucioso mapeamento do caminho e o estendam aos amigos para visitá-lo.
Neste momento, o professor deve lembrar-se da importância dos pontos de referencia e da exatidão dos nomes das ruas principais e da de sua casa, assim como da legenda para os símbolos.

Trabalho com bússola

É preciso haver, no mimino, uma bússola por grupo. Os grupos se reúnem e exploram a bússola- forma,elementos, comportamentos, etc.
Quando perguntarem porque a agulha se mexe ou o que são as letras (as direções cardeais)- explicar que a agulha fica na posição norte- sul, porque sendo inata é atraída pelos pólos.Orientar a sala de aula, o pátio, a quadra de esportes, nomear cada elemento do pátio e sua direção.
Deixar claro que são direções, o sentido e não o ponto fixo.Seguindo sempre em direção à nascente do sol, estaremos sempre indo em direção ao leste da bússola, estaremos indo em direção ao leste. Seguindo sempre na direção apontada pela agulha da bússola, estaremos nos dirigindo para o norte. O único norte absoluto é o pólo norte. Assim, como o único sul absoluto é o pólo sul.
Obs.: é possível construir uma bússola, com cortiça e um copo qualquer. Imanta-se uma agulha qualquer, esfregando a agulha em um imã. Colar-se a agulha sobre o pedaço de cortiça, podo-a no copo com água e deixar-se a cortiça boiar na água. A direção apontada pela agulha, será o norte.






Um comentário:

  1. Best Merkur Slots - Deccasino
    Merkur has a งานออนไลน์ huge portfolio of online casino games, including many of 메리트카지노 them with very wide range of game styles. The software is septcasino designed with a

    ResponderExcluir