quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Trabalhando os Sinais de Trânsito

Os sinais de trânsito

O movimento de pessoas e veículos nas ruas, avenidas e estradas chama-se trânsito. Nas ruas são colocados sinais de trânsito para orientar os motoristas e os pedestres e evitar acidentes. As placas, os semáforos e as faixas de pedestre são sinais de trânsito. Os guardas de trânsito também orientam o movimento de veículos e pessoas nas ruas.
O semáforo para pedestres tem duas cores.

Vermelho indica Pare!

 Verde indica Siga!

Só devemos atravessar a rua quando o semáforo para pedestres estiver verde.
O semáforo para veículos tem três cores.

Vermelho indica Pare!

Amarelo indica Atenção!

Verde indica Siga!

Antes de atravessar a rua, devemos olhar com atenção para os dois lados, para ver se não há nenhum veiculo se aproximando e se podemos atravessar com segurança.
Também devemos atravessar na faixa de pedestres e obedecer ao semáforo de pedestres.
 
         O guarda de trânsito ajuda as pessoas e os veículos no trânsito, devemos obedecê-lo e respeitá-lo.


        Essa é a faixa de segurança, ela é pintada de branco no chão da rua, em geral as faixas são
colocadas em ruas movimentadas e perto de escolas, hospitais, etc.


                   



Sinais de Trânsito
 Objetivo
• Conhecer os diferentes símbolos que representam sinais de trânsito e identificar para que servem.

Material a ser utilizado
• Placas de sinalização. Podem ser tiradas de um manual de auto-escola ou da internet.

O professor pode confeccioná-las também em cartolina.
Cd, livro, cartolina, papelão grosso, cabos de vassoura, canetinha, cola, giz de cera, latas, areia, papel crepom, palito de picolé, barbante, tinta guache, pincel, papel fantasia e tesoura.


• O professor deve inventar/criar uma história que permita a inserção do uso de placas de sinalização.
• O professor vai mostrando as placas para que os alunos as identifiquem.
• Terminando a história, proponha para a turma reproduzir placas, criar novas placas de trânsito ou de sinalização a fim de colocá-las na própria escola.
• Pedir que os alunos façam desenhos ou cole figuras que representem o que foi observado na visita.
- Dramatização do trânsito: fazer no pátio da escola sinalização como nas ruas com
faixa de segurança, as placas de trânsito (obs. Poderão ser utilizadas as placas de sinalização confeccionadas pelas crianças, e pedir a elas para trazerem de casa velotrol ou bicicleta).

Orientações para o professor

• Assistir vídeos educativos sobre trânsito.

• Relatos de trajetos feitos pelas crianças.

• Proponha uma visita ao departamento de trânsito da sua cidade.

• Duração da atividade: 5 ou 6 aulas.

Avaliação

O processo de avaliação ocorrerá de forma gradativa e contínua, sendo através da observação diária da crianças, da análise dos registros bem como da auto avaliação dos professores.








Procedimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário