quinta-feira, 22 de setembro de 2011

TRABALHANDO COM ARTES

Construção de uma maquete da escola


1ª Aula: Conhecendo a escola
Antes de construir a maquete, é necessário que ele desfrute seu ambiente e o vivencie de todas as formas possíveis, descobrindo outros trajetos diferentes, possíveis, ou até então, não valorizados. Assim, o passeio pela própria escola proporcionará tudo isso e será um recurso inicial e adicional para a construção da sua maquete.
As crianças percorrem todas as unidades, reconhecendo o pátio, a quadra de esportes, cantina, bebedouro, banheiros, etc. Deve ser considerado um dia e exploração e observação.
Logo após o passeio pela escola, a idéia é propor o desenho do espaço, mas não todo ele. A sugestão é que o professor oriente seu aluno a escolher um determinado local da escola, pois futuramente, este local é o que será trabalho na maquete. O desenho tem o intuito, também, de perpassar todo o modo como o aluno compreende sua escola , o que valoriza, qual a sua perspectiva sobre tal, qual o referencial adotado, e ainda, de tornar visível o ambiente que mais se sobressaiu para ele.
Após o desenho, é importante que o professor discuta e dialogue com a turma, sobre as diferentes propostas analisadas, sobre a importância do espaço escolar, suas funções e questionar quais locais lhe chamaram mais atenção e o porquê dessa escolha, pois ela será importante para a toda a preparação do trabalho posterior.

2ª Aula: Construção da Maquete


O objetivo desta aula, é que de preferência o horário seja integralmente utilizado para o desenvolvimento e a construção da maquete. Devido à faixa etária, a proposta é que a atividade seja individualmente desenvolvida, pois o aluno terá a liberdade de escolher o espaço da escola; irá trabalhar com o melhor planejamento para a efetivação da atividade e irá expressar de forma singular o que ela significa para ele.
É importante, também, que o professor dê significação ao desenho trabalhado, orientando o aluno a usá-lo como base e exemplo na maquete, auxiliando-o também nas dificuldades manuais recorrentes.


Atividade proposta:


• Escolher os espaços analisados pelos alunos que serão usados na maquete.

• Debater sobre a importância de cada espaço construído uma significação para o aluno.

• Questionar o aluno sobre a atividade desenvolvida: Porque escolheu este espaço?
 Qual a sua funcionalidade/importância e significação para a escola e para o aluno?
 Este espaço poderia ocupar outra área dentro do ambiente escolar?

RECURSOS

Caixas de sapatos e papelão;
Palitos de picolé, palitos de churrasco;
Cola;
Tesoura;
Tinta Guache;
Caixinhas de fósforo;
Recortes de Revistas;
Canetas coloridas;
E.V.A;


Nenhum comentário:

Postar um comentário